Escambo ou Permuta - Uma Solução para a Crise


Não sei se você sabe, mas há pouco mais de um ano comecei a trabalhar no meu próprio negócio, voltado para organização pessoal e financeira, com uso de técnicas de coaching. 

Por conta disso, tenho muito mais contato com as pessoas e profissionais do que eu tinha antes, quando eu trabalhava no mercado corporativo. 

E de lá para cá, percebi o crescimento de um movimento que, mesmo com um certo receio ainda da maioria dos profissionais, tem sido uma ótima solução nessa crise: o escambo ou permuta. 


O que é Escambo?

1. troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda
2. qualquer permuta

O que é Permuta?

1. troca de coisas entre seus respectivos donos; troca recíproca.
2. fig. troca de informações, de ideias etc. entre pessoas ou entidades.

Você já deve ter visto alguns grupos de escambo no Facebook para as pessoas trocarem objetos que não usam mais. E é exatamente isso que também tenho visto acontecer com os serviços. 

E acho muito bacana essa iniciativa tão antiga, historicamente falando mesmo, pois quantas vezes você deixou de fazer algo, seja um curso, um reparo em casa, ir à academia, porque o valor não cabia no seu bolso? 

Mas e se você passar a oferecer os seus serviços ou produtos em troca daquilo que você precisa, não torna tudo mais possível? 

Claro que a troca, permuta ou escambo não dá para ser feito a qualquer momento e com a maioria das nossas coisas. Além disso, precisa ser válido e benéfico para ambas as partes, mas se bem avaliado, pode ser uma ótima saída nessa crise. Por isso, sugiro que...

1) Analise o que cada um pode oferecer como produto ou serviço. É viável e necessário para ambos? Se sim....

2) Coloque no papel ou e-mail, enfim, todos os pontos a serem considerados nessa troca, inclusive valores, principalmente, no caso de serviço para, depois, não causar qualquer mal entendido futuro. E alinhem o que será, de fato, trocado.

3) Dependendo do caso, há empresas que precisam de um contrato de permuta. Então, consulte um advogado ou algum especialista que possa te dar apoio com isso. 

Acho que o processo em si é simples, mas talvez as pessoas tenham ainda um certo receio de oferecer isso como uma opção. 

Eu mesma já troquei meus serviços por outros que tem sido muito benéficos para mim até agora e que, se eu tivesse que pagar, talvez eu teria pensado um pouco mais e adiado a proposta. 

E então? Será que não tem algo que você pode oferecer e trocar como serviço e produto com outra pessoa, para ter o que você quer de forma mais rápida? 

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)