A Desconstrução da Silhueta Feminina


Justamente por nos encantar, surpreender, criar desejos, reações e, às vezes, até mesmo aversões, a moda é um reflexo da sociedade como um todo ou de recortes de discussões paralelas à economia e ao sobe-e-desce do dólar. Ou seja, um reflexo da vida real.

Podemos enxergar isso melhor quando entendemos que nichos e subculturas sempre se utilizaram da moda para expressar seus gostos e preferências, sejam eles musicais, políticos ou de interesses compartilhados entre essas pessoas. não como um uniforme, mas uma ferramenta de expressão.


Se também considerarmos que moda é heteronormativamente por tabela associada  às mulheres, conseguimos fazer um link rápido entre as pautas feministas que tanto desabrocham hoje em dia (graças à deusa) e a maneira como a moda desdobra esse conceito para o “vestível”.

O empoderamento feminino está diretamente relacionado com o vestir, pois as roupas das mulheres sempre foram pautadas (para não dizer palpitadas) pelo patriarcado. Desde as muitas camadas de tecidos para cobrir nossas “vergonhas” em eras medievais até a hipersexualização de um jeans justíssimo com bolsos rasos para que uma carteira ou celular não “deforme” nossas curvas, tudo sempre teve um “quê” de aprovação ou rejeição masculina.

Hoje em dia, a moda se apresenta como uma chave de libertação para as mulheres, e não mais uma vilã que dita quem devemos ser, como devemos nos vestir, qual tamanho e formato devem ser nossos corpos, qual é o número ideal de manequim… não existe mais ideal, os padrões estão sendo desconstruídos, olhos sendo abertos e oportunidades sendo criadas, quando não inventadas!


A desconstrução da silhueta feminina, que sempre foi sexy e delineada, justa e decotada, moldada e preenchida, se apresenta como mais uma conquista para o gênero feminino. E, vendo exemplos disso entre todas nós, das fashionistas à street style-aholics, das early adopters às curiosas, é fácil entender porquê: confortável, criativa e inovadora nos nossos guarda-roupas, (mais) essa desconstrução veio pra ficar.



Empoderar através da forma de vestir é o que pode existir de mais autêntico em você. Permita-se, descubra-se, divirta-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)