Como Gastar Menos Tempo com a Faxina


Organização. Essa é a palavra-chave para gastar menos tempo com a faxina. 


"Tá, mas como me organizo e organizo a minha casa, Akemi?"


Uma observação muito importante: as pessoas não são organizadas, mas desenvolvem a prática da organização no dia a dia. Então, é algo possível para todo mundo e isso ocorre através de hábitos diários. 


E para gastar menos tempo com a faxina, você pode adotar um hábito simples que faz muita diferença na hora da limpeza: tirou, coloca no lugar. Sujou, limpa. 

Eu, por exemplo, faço tudo o que preciso ao longo do dia, bagunço a minha mesa, a cozinha e a sala. O que eu vejo que não tem mais utilidade, já coloco de volta no lugar. E no final do dia, organizo e limpo o restante das coisas. 

Ter esse hábito diário faz com que, no dia da faxina, eu me preocupe apenas com a limpeza. Então, ao invés de eu gastar 2 horas só com a organização, eu gasto este mesmo tempo com a limpeza da casa, sem também ter que fazer aquela faxina pesada.

"Mas, Akemi, assim eu vou ficar o dia todo só organizando a casa, não?"

Todo final e/ou início de ano, eu faço a semana do desapego na minha casa. Tiro tudo do guarda roupa e escritório para doar o que não uso, descartar o que não preciso e fazer uma limpeza geral. Depois disso, organizo o que ficou e então, faço a manutenção diária. 

Assim, não passo o dia todo organizando a casa, mas só o que eu tirei do lugar no mesmo dia e hora. Se você não fez isso ainda, então, sugiro que faça. Senão, esse hábito diário não vai funcionar mesmo e você vai ficar o dia todo só organizando e limpando a casa. 

Um detalhe importante: cada membro da família/casa precisa fazer a sua parte. Se cada um colocar no lugar, o que bagunçar e limpar, o que sujar, as tarefas da casa ficam mais fáceis e ninguém fica sobrecarregado. Fora que evita muitas discussões e brigas sobre quem fez ou não fez. 

Além disso, essa organização ainda influencia em nossa produtividade, porque ao vermos que está tudo limpo e organizado no início do dia, damos total atenção à outras prioridades. 

E você? O que faz para manter a casa limpa e arrumada no dia a dia, mas sem complicações?

Espero que tenha gostado das dicas de hoje! 

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)