IPVA e IPTU - Pagar à Vista ou Parcelado?


De volta!! Que saudade do blog! <3 

E eu já volto falando de Finanças, porque o assunto é urgente: IPVA e IPTU. É aquela dor de cabeça de sempre no início do ano, quando muitas contas (com valor nada baixo) aparecem de uma vez.

Já peço desculpas para você que tem um carro com a placa final 1 ou 2, pois este post ficou bem em cima do prazo para pagamento da cota única ou 1ª parcela. MAS...você pode levar essas dicas em consideração para o próximo ano =) 


"Akemi, qual é o certo? Pagar à vista ou parcelado?"

Eu, sinceramente, não acredito em uma única alternativa certa quando o assunto é Finanças, mas há algumas dicas que podem nos ajudar nessas horas. 

Normalmente, no final do ano, gastamos mais por conta das festas, por isso...

Exemplo 1

...se você tem compras parceladas, mas está tudo sob controle e quase não mexeu no 13º salário, sugiro pagar o IPVA e/ou IPTU à vista. 

Assim, você já conta com o salário para pagar apenas as parcelas que constam na fatura do seu cartão de crédito e ainda consegue um desconto no valor total do imposto.  

Exemplo 2

...se você não tem compras parceladas, porque decidiu pagar tudo à vista com o 13º salário e você não tem dinheiro suficiente guardado, então a sugestão é pagar de forma parcelada. 

Mesmo que o valor seja um pouco maior, já programe os próximos meses do seu salário para pagar as parcelas dos impostos mês a mês. 

Há quem diga que o melhor negócio é sempre pagar à vista. Eu também achava, mas aprendi com o marido que nem sempre é assim. 

Você tem um desconto sobre o pagamento à vista que, na verdade, não compensa o valor que você perde para o imposto de renda que é deduzido daquele seu dinheiro que você tirou do investimento para pagar a conta, entende? 

Só que assim, isso é válido para quem tem controle sobre seus gastos mensais. Se não é o seu caso, então a sugestão é pagar sempre à vista para não se enrolar depois. 

Por isso, eu sempre digo: guarde dinheiro, independente do valor, tempo e ocasião. Você não sabe a hora que vai precisar disso. 

Espero que tenha gostado das dicas de hoje e claro, se tiver alguma sugestão, outra dica ou dúvida, deixa aqui nos comentários, combinado? =) 

Beijos e até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)