5 Maneiras de Usar o Bicarbonato de Sódio na Limpeza da Casa e Roupas


Há várias maneiras de usar o bicarbonato de sódio na limpeza da casa e das roupas, mas vou compartilhar aqui as que eu já testei e uso com frequência na minha casa. Vamos lá?


1) Banheiro

O piso do meu banheiro e o vaso sanitário são brancos, então sempre faço uma mistura que ajuda a deixá-los mais brancos e com um pouquinho de brilho:

2 colheres cheias (sopa) de bicarbonato de sódio
3 colheres (sopa) de vinagre
1 litro de água

Quando a sujeira é um pouco maior, deixo essa mistura mais concentrada. Então, ao invés de 1 litro, faço com 500ml. Jogo nos lugares necessários e deixo de molho por uns 30 minutos. 

E o vinagre é para desengordurar. Já falei sobre o uso do vinagre AQUI

2) Desentupir Ralos

Na verdade, há duas maneiras de fazer isso: a primeira é com borra de café e falei sobre isso neste post AQUI. E a segunda é colocando, em volta do ralo, 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, jogar 1 xícara (chá) de vinagre e quando a reação efervescente diminuir, jogue 1 xícara de água morna. 

E eu uso essa mesma mistura (com proporções menores) para limpar, desinfetar e dar mais brilho à pia da cozinha ou limpar o tanque da lavanderia. 

3) Geladeira (limpeza e tira odor) 

Para limpar a geladeira, eu uso 1 xícara (chá) de água morna para 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Passo o pano em toda a parte interna e para tirar aqueles odores, coloque dentro da geladeira 2 colheres (sopa) de bicarbonato num potinho aberto e troque a cada 3 meses. 

4) Colchão

De 15 em 15 dias, eu procuro passar o aspirador de pó no colchão, mas uma vez a cada 3 meses, é bom fazer uma limpeza mais profunda. Não sei se você sabe, mas o bicarbonato de sódio é bactericida, o que ajuda a eliminar ácaros e bactérias do colchão. 

Eu polvilho o bicarbonato sobre o colchão e deixo agir por uns 30 minutos. Depois, passo uma escovinha (macia) seca em toda a superfície e retiro todo o produto com o aspirador de pó. No vídeo abaixo, a Flávia Ferrari do canal A Dica do Dia, mostra um passo a passo. 


5) Roupas Mais Brancas

Há muito tempo eu uso o tira manchas da Vanish para roupas brancas, mas dependendo da roupa, só esse produto não funciona. Então, antes de colocá-las na máquina, deixo-as de molho na seguinte solução:

5 litros de água
1 tampinha de Vanish para roupas brancas
1/2 xícara de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de sabão líquido
1 tampinha de álcool (líquido - o gel não serve)

Eu costumo deixar de molho da noite para o dia ou num período de 8 horas e escolho um ciclo normal na máquina. 

E se a gola da camisa estiver muito marcada, vale também fazer uma mistura só com bicarbonato e um pouco de água, o suficiente até formar uma pastinha. Aplique na gola e deixe agindo por 10 minutos. Depois, é só colocar de molho com as demais roupas brancas.

Espero que tenha gostado das dicas e compartilha aqui se você usa esse produtinho de alguma outra forma e te ajuda muito na limpeza =)

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)