Como Planejar um Intercâmbio - Parte 1


Eu nunca tinha me dado conta de que eu compartilhei os lugares que visitei, as compras que fiz no meu intercâmbio, até como tirar o visto, mas não falei como eu planejei tudo isso! 

E se você estiver pensando:
"Ah, tá, Akemi? Quem vai pensar nisso agora com essa crise no país?"

Saiba que se organizar e planejar o seu sonho não tem melhor dia ou hora. Na verdade, o quanto antes você fizer isso, melhor! Eu levei muitos anos até fazer o meu intercâmbio, pois tive outras prioridades antes, mas há algumas coisas que podemos antecipar e programar para que tudo corra bem durante a viagem.

Então, vamos às dicas? ;) 


1) Defina o país do seu intercâmbio, pois é com base nisso que todas as suas próximas escolhas serão feitas. 

2) Pesquise e converse muito com pessoas que já fizeram intercâmbio no local que você escolheu. Nada melhor do que quem já foi para te falar com mais detalhes sobre suas experiências. 

E pergunte sobre tudo! É a partir dessas conversas que você vai montar a sua lista de empresas e serviços que precisará contratar para realizar o seu intercâmbio. 

O meu checklist foi basicamente o seguinte:
  • Agência de viagem (para verificar escolas disponíveis) 
  • Escola
  • Moradia
  • Passagem Aérea
  • Seguro Viagem (essencial em qualquer viagem fora do país!)
  • Visto de Entrada e Conexão (nós passamos pelos EUA e mesmo não saindo do aeroporto, precisamos do visto americano também - consulte sites oficiais)
  • Empresa de Câmbio

3) Converse e peça orçamentos para todas as empresas que precisar e analise todas as condições oferecidas. É com base nisso que você vai conseguir identificar o melhor custo benefício para você e assim, fechar o orçamento da viagem. 

4) Empresas relacionadas. Orçamento fechado. Agora, defina o mês e ano que você quer ir. Assim, você vai saber quanto tempo você tem até lá e quanto você precisa economizar mensalmente para garantir o seu intercâmbio. 

Obs.: programe-se para guardar pelo menos 10% a mais do orçamento total, pois caso houver qualquer imprevisto, você tem uma reserva para qual poderá recorrer. 

5) Você já tem passaporte? Se já tiver, então desconsidere esse item. Senão, sugiro que já providencie para que, na hora que você começar a fechar a viagem, seja mais fácil de dar entrada no processo do visto, caso o país escolhido exija isso. 

Na próxima semana, eu falo sobre a continuação desse planejamento, senão o post vai ficar muito longo =) 

Beijos e até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)