Os efeitos da aromaterapia nas estações do ano


Cada uma das quatro estações do ano possuem características marcantes conhecidas por todos. O florescer das plantas, o sentimento de renovação, o aconchego dos dias frios e a alegria causada pelo calor são alguns fatores que tornam cada mudança especial nas estações.

A Aromaterapia é extremamente útil em qualquer período do ano, seja para amenizar os sintomas das doenças causadas pela mudança de temperatura ou para estimular as sensações positivas provocadas por cada uma das estações, através das propriedades dos aromas e dos óleos essenciais.



Primavera e Verão

São estações energizantes, cheias de vida e de alegria, marcadas por dias quentes e floridos, passeios ao ar livre com a família e um sentimento de renovação e esperança. O ambiente também ganha com a chegada dessas estações – energias positivas e boas vibrações tornam o espaço mais aberto e arejado. 

Os óleos servem para aflorar as sensações positivas nas pessoas e ao redor delas, durante a primavera e o verão e ajudar no tratamento de queimaduras, picadas de inseto, micoses e outras doenças típicas da época. Alguns deles são:

Aroma de Tangerina: é ideal para alegrar o ambiente e torná-lo mais descontraído e espontâneo, resgatando a felicidade e diminuindo a ansiedade e o nervosismo. Também é ótimo para ativar a circulação e suavizar a pele, sendo útil no tratamento da celulite e do vitiligo.

Cravo: É revitalizante, excitante e inspirador. Ajuda nas mudanças físicas e mentais, é redutor de rugas, auxilia no tratamento da micose e alivia a dor do parto e dores musculares.

Tea Tree: Atua diretamente no ambiente ao proteger, energizar, refrescar e renovar as energias do local. Também é útil no tratamento de gripes e resfriados, cicatrizante de ferimentos e bactericida.

Camomila alemã: Além de harmonizar o ambiente e ajudar no processo de adaptação, auxilia no tratamento de problemas dermatológicos diversos e de queimaduras e picadas de inseto, comuns durante esse período.

Gerânio roseum: Com seu aroma doce e suave, agrada a maioria das pessoas. Estimula os sentimentos bons e a amorosidade, fazendo com que cicatrizes antigas sejam apagadas, deixando espaço para a felicidade. É importante no tratamento da acne, dermatoses, feridas e até mesmo na diabetes.

Outono e Inverno

Atualmente estamos no inverno, época fria e de noites aconchegantes, ideal para praticar atividades confortáveis e se agasalhar bastante. Mas mesmo tomando cuidado, algumas doenças como gripe, pneumonia, rinite e sinusite, acabam aparecendo e os óleos essenciais são ideais para amenizar os efeitos dessas patologias, crônicas ou não.  

Breu Branco: Realiza uma limpeza enérgica do ambiente, traz concentração e calma e é útil para o tratamento da bronquite e asma, atuando como expectorante e broncodilatador.

Eucalipto globulos: É ideal para os momentos de dúvida, fortalece o foco mental. É expectorante e mucolítico e ajuda a aliviar os sintomas de gripes e resfriados, como febre, tosse e dores de garganta.

Alecrim qt. cineol: Estimula a concentração e memória e é revigorante, recarrega a energia e reduz o cansaço. É utilizado para amenizar tosses e resfriados, dores musculares e reumáticas.

Menta brasileira: Por ser expectorante, é capaz de aliviar tosses, sinusite e rinite alérgica. Estimula os sentidos e aguça as sensações, traz concentração e calma principalmente para pessoas ansiosas.

Os óleos essenciais, aliados ao tratamento das doenças comuns das estações do ano além de possuir ação revitalizadora, pode provocar efeitos positivos na psiquê. Ela também pode ser usada para harmonizar o ambiente e estimular bons sentimentos.

Este post foi desenvolvido em parceria com Terra Flor Aromaterapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)