Kakebo - O Método Japonês para Aprender a Economizar


Num desses finais de semana, um amigo meu (brasileiro) me apresentou este livro: o Kakebo.

Fonte: Cantinho da Yoko
Na verdade, o Kakebo é uma agenda de finanças pessoais com um método muito utilizado pelos japoneses para registrar os seus gastos, ganhos e investimentos, com o intuito de gerenciar o orçamento mensal. É um método bem detalhado, com várias categorias, de preenchimento diário, porém bem intuitivo e interativo, tendo ilustrações e com explicações iniciais simples e eficazes. 

Fonte: Cantinho da Yoko
Se você morre de preguiça de calcular qualquer coisa e prefere as planilhas, então este método não é para você. O preenchimento é no lápis/caneta mesmo! Porém, isso também me fez questionar se o apontamento diário das minhas finanças no lápis (já que sempre gostei muito de escrever), não faria com que eu adquirisse este hábito de acompanhamento tão bem detalhado.

Fonte: Cantinho da Yoko
Eu fiquei bem interessada pelo processo, não apenas pela parte pessoal, mas para ter mais uma opção de estudo e ferramenta para o meu trabalho também. Adquiri o meu e estou esperando chegar. O mais barato que encontrei, na ocasião, foi na Livraria Saraiva por R$ 16,00. Achei o preço muito bom pelo tipo de material!

"Mas, Akemi, como assim você não conhecia este método?"

Já vi algumas planilhas semelhantes que a minha mãe e outras famílias faziam, mas não exatamente assim e tão rico em detalhes. Vou estuda-lo, coloca-lo em prática e mais para frente, eu volto para contar as minhas impressões para você, combinado? 

Ah, e claro: cuidado ao carrega-lo por aí! A sugestão é preencher em casa no final do dia ou deixar numa gaveta com chave no seu trabalho ;) 

E você? Já conhecia e/ou usa este método? Conta aqui para nós a sua experiência!

Beijos e até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)