Finanças Pessoais - Quitar a Dívida ou Investir?


Antes de mais nada, gostaria de reforçar que o que eu trago aqui são sugestões com base na minha perspectiva, então todas as possibilidades devem ser analisadas antes de qualquer decisão ser tomada, combinado?!

Enfim, vamos imaginar que o montante total que você conseguiu guardar é de 8.000,00. Vou dar 3 exemplos mais específicos para que você visualize melhor o cenário. 

1) Empréstimo - 4.000,00

Neste caso, eu quitaria a dívida e o restante, eu investiria num fundo. Assim, deixo de pagar os juros e ainda tenho um valor guardado para qualquer imprevisto. 

2) Empréstimo - 10.000,00

Aqui, eu quitaria metade da dívida e investiria o restante num fundo. E vou explicar melhor o porquê no exemplo seguinte. 

3) Financiamento - 100.000,00

Normalmente, o montante total da dívida, os juros e o prazo para quitação são maiores do que as condições do empréstimo. Mesmo assim, neste caso, eu não amortizaria a dívida, investiria o valor num fundo para fazer o meu dinheiro render (converse com o seu gerente para identificar a melhor opção de acordo com o seu histórico) e continuaria pagando a parcela mensal com o meu salário. 

"Mas, Akemi, com esse dinheiro eu consigo amortizar a dívida e reduzir o tempo de quitação!"

Concordo! Porém, com essa crise, nenhum emprego é certo hoje em dia, a não ser que você trabalhe em um cargo público, sem previsão de privatização, por exemplo. 

Imagine a situação de ser dispensado(a) hoje da empresa. Mesmo que você amortize a dívida, você ainda receberá a parcela mensal até a liquidação total. Mas se você tiver o valor investido num fundo, gerando rendimentos, você pode retira-lo a qualquer hora para pagar mensalmente a dívida até que você ingresse no mercado novamente. 

Há vários fatores que podem definir essa questão. Por isso, pesquise e converse bastante a respeito. Esse é o modo como eu e o marido temos nos programado para qualquer imprevisto que ocorra. De qualquer forma, verifique qual será a melhor opção no seu caso, ok?

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma.

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)