Fala Patti: sobre críticas


Oi pessoal!

O "Fala Patti" é algo que eu amo fazer, vocês sabem. Por isso, reservo esse espaço só pra quando algo me tocar mesmo. Algo que eu for falar de coração. E hoje é sobre críticas.

O Aquele Blog perto dos grandes blogs da internet é algo minúsculo. Por esse motivo, ainda não temos que lidar com as críticas dos nossos leitores de maneira voraz, como as grandes blogueiras fazem. E isso é algo que eu sempre penso "como eu lidaria com uma enxurrada de críticas negativas"? Provavelmente, eu iria ali, chorar num cantinho em posição fetal. Essa sou eu!! Não sei lidar com críticas, nunca soube. É a minha essência. Críticas negativas é algo que vai direto na minha ferida. 
Por isso que quando alguma blogueira grande posta um vídeo dizendo como elas lidão com as críticas negativas - e, na sua maioria, elas dizem que ignoram - eu fico tipo...


Como assim, não lidam com isso e pronto? Como assim ignoram? Tão falando de você e você não tá nem aí? Juro, entrei numa de viajar profundamente nesse assunto. De ficar pensando nisso o dia todo. 

Aí parei pra pensar que talvez hoje eu tenha que lidar com as críticas sim. As do tipo "vi seu vídeo e tá muito legal, parabéns!" de alguém com uma mega cara empolgada, que te dá detalhes sobre o seu conteúdo - e isso não deixa de ser uma crítica, eu acho. Mas também, juro, já aconteceu de alguém vir e dizer "um blog, é? Hmm.. sobre o que? Vídeos no YouTube? Bacana" com a maior cara de nojinho do mundo. Isso já me aconteceu (falo por mim, Patti, não sei se as meninas já passaram por isso também) e eu tive que lidar com aquilo, ali, na hora, sem tempo pra ir chorar num cantinho.

Foi quando meu pensamento foi além: a gente sempre está criticando alguma coisa ou alguém. Já parou pra pensar? Sempre tem alguma coisa que nos incomoda e a gente não perde tempo.

Uma vez, vi uma entrevista do Mauricio Meirelles dizendo "se você ficar atento às críticas, você nunca vai produzir algo diferente. Porque a diferença sempre gera críticas". E aí a lampadazinha se acendeu: é verdade. A gente só critica aquilo que, de alguma maneira, nos chamou a atenção. E do que é diferente daquilo que a gente, por egoísmo, julga normal.

A diferença sempre gera críticas.

Esse blog aqui, sem exageros, é a realização de um sonho. Escrevo em blogs desde 2001, quando a internet desembarcou aqui em casa e de lá pra cá já tive um milhão de blogs. Mas nenhum deles me fez tão feliz quanto esse me faz. Quanto o público desse me faz. E, pra minha surpresa, quanto as criticas desse me faz. E isso já é resposta pras críticas.



Proponho uma reflexão: você, com certeza, faz ou já fez alguma na sua vida que criticaram? Uma roupa, um corte de cabelo... Uma foto nas redes sociais... Como você lidou com isso? E mais: vamos prestar mais atenção nas críticas que fazemos? São relevantes ou apenas estamos seguindo a massa?

Essa vale pra mim também. Pra pensar.
Bom final de semana!! <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)