3 Dicas para Organizar as Finanças do seu Negócio


Há algumas semanas, eu dei dicas de como organizar as contas de acordo com o salário. 

Hoje, trouxe 3 dicas sobre o mesmo assunto, mas dessa vez voltadas para os autônomos, microempreendedores ou pequenas empresas. É uma situação muito mais delicada que, se não tomarmos cuidado, as contas ficam ainda mais enroladas. 

Vamos as dicas?

1) Separe as contas da casa das contas do trabalho/empresa. Essa provavelmente é a primeira e mais importante das dicas. Muitos empresários, devido às demandas, acabam não se atentando tanto às Finanças e outros assuntos mais burocráticos que, eu sei, não são as coisas mais legais de serem feitas, mas são essenciais para uma empresa se manter. Então, 

Contas da empresa  >   pagas com dinheiro da empresa
Contas da casa        >   pagas com os dividendos/lucro* obtidos e repassados pela empresa no mês

*normalmente, isso é definido pelo próprio empresário ou Contrato Social, se houverem sócios.

2) Nunca conte com o dinheiro que está na sua conta na data de hoje. Programe-se e planeje-se sempre! É como eu venho dizendo: isso é para estarmos prontos para qualquer imprevisto.

E como faço para me planejar, Akemi?

3) Monte uma planilha listando todas as contas que você tem a pagar e o que você tem a receber, colocando-as respectivas datas. Assim, você consegue visualizar quanto vai sobrar no seu caixa no final do mês e se precisará deixar um valor em conta para as próximas contas. Exemplo:

Só com o fechamento de Maio, você provavelmente acharia que seria possível contar com 1.500,00 na conta, mas na semana seguinte, não há recebimentos, mas há contas a serem pagas. Portanto, nunca confie mesmo no saldo da sua conta do dia. 

Ter um negócio próprio, independente de qual área, requer planejamento contínuo para que não afete também as contas pessoais. 

Empresas são mais complicadas, com várias questões contábeis e fiscais, mas num geral e financeiramente falando, é isso que precisa ser feito. Assim, você poderá ficar mais tranquilo(a) ao longo do mês e também com as contas da casa. 

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma.

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)