Como Organizar Seu Tempo e Ser Mais Produtiva


Depois que comecei a trabalhar em casa, eu precisei mudar a forma como eu me organizava para cumprir horários, atividades e compromissos. 

Neste post, vou dar algumas dicas para você não se enrolar mais, se organizar e assim, ser mais produtiva na vida pessoal e/ou profissional.



1) Faça uma lista de tudo o que você faz na semana, desde o acordar até o dormir. É importante inserir também as refeições. Na correria, nós não nos alimentamos direito.

2) Classifique cada atividade em:
  • Urgente
  • Importante
  • Baixa Prioridade
  • Delegável
  • Descartável

Com as classificações feitas, você consegue ter uma lista mais limpa, objetiva e condizente com a sua real necessidade.



3) Monte uma planilha com a programação da sua semana, partindo primeiro das atividades ou tarefas que você já tem horário fixo. Exemplo: aulas de inglês de segundas e quartas das 18h às 19h30. Marque tudo e deixe-a mais colorida possível, mantendo a cor apenas para a mesma categoria, como educação ou trabalho.

*Deixei uma planilha pronta e compartilhada neste link aqui para você baixar.

4) Imprima esta sua programação e deixe em local bem visível. Eu deixo a minha programação na parede bem à minha frente quando trabalho. Assim, consigo ver sempre o que preciso fazer em determinado horário.


Inspiração: foto site Juro Valendo

5) Agora que você já tem as referências da sua semana, com base nisso, planeje o seu dia. Por exemplo:

> Programação semanal

   15h às 18h - atendimento aos clientes (presencial)

> No caderno, bloco de anotações, agenda, etc.

   15h às 16h - cliente X
   16h30 às 17h30 - cliente Y

E vai riscando cada item da sua lista, após sua conclusão. Você vai perceber que o nível da sua satisfação e motivação aumentam e a sua produtividade também.

No vídeo abaixo, eu mostrei uma opção simples e barata que funcionava para mim na época para lembrar e cumprir meus horários.



Atualmente, isso mudou, mas mostro melhor num vídeo outro dia, ok?

6) Cumpra os horários exatamente como você os definiu. Se você tem 1 hora para uma leitura, atente-se a isso. Assim, você não se enrola com as atividades seguintes e no final do dia, você já fez tudo o que precisava.

Importante! Dia cheio não é sinônimo de produtividade. ;)

Espero que eu tenha te ajudado.

Beijos e até a próxima!


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