#PallomaVaiSecar: seja egoísta!


 Olá, meus amores!

Forte este título, né? Mas esta história de fazer dieta para perder 30 quilos, é para os fortes! Rs. Esta semana o texto não tem nada a ver com cardápio, tem a ver com a cabeça. Podem acreditar que emagrecer passa muito mais pela cabeça do que pela boca!
Logo que comecei o meu processo de reeducação alimentar, estou chamando assim porque acho que não vou voltar a comer como eu comia nunca mais, as pessoas que me cercam não me deram muita moral. Não que eles não acreditassem que eu conseguiria, mas me ofereciam comida o tempo todo. E insistiam pra eu comer pelo menos um pedacinho. E depois mais um pouco. Até fiz um post aqui sobre isso. 
Me segura que eu estou toda trabalhada nesses quotes motivacionais hoje! "Qualquer coisa que você decida fazer, enha certeza de que aquilo te faz feliz"
Foi difícil resistir. Lembro de um dia em que uma amiga me convidou para a terceira gordice na mesma semana e disse "encara como uma exceção, Pá", respondi que as exceções não podiam virar a minha regra e recusei o convite. Recusei vários. Mas, com o tempo, meus amigos foram se educando, passaram a procurar saber se tinham coisas lights nos restaurantes onde eles me convidavam para jantar e pararam de fazer cara feia para os meus lanchinhos saudáveis.
Mais que isso, depois das vezes em que meti o pé na jaca e passei mal, eles mesmos passarm a "regular" o que eu comia. "Pá, tem certeza que você vai comer esse pastel? Está cheio de óleo... Você não vai ficar com dor de estômago?", foram as palavras mais doces que eu ouvi deles e sou muito grata. Isso se chama amor de verdade.
Aí vocês se perguntam: a jovem começa o texto falando de ser egoísta, mas fica ressaltando a generosidade dos amigos? Tá maluca? Sim e não. Se hoje as pessoas respeitam a minha opção por uma vida mais saudável, é porque eu escolhi impor à minha vontade aos ritos sociais. Eu preferi fechar a boca e ver algumas caras feias, do que comer um torresmo e ver as pessoas satisfeitas.E nessa época do ano, meus amigos, pode separar espaço na parede para a coleção de caretas!
Não sei o que motivou a obesidade ou transtorno alimentar de vocês. A minha está ligada à ansiedade, que por sua vez tem conexões com carência afetiva em alguns aspectos da vida. Não vou ficar dissertando aqui sobre as minhas carências, até porque vocês devem ter as de vocês para lidar,. Fato é que a gente passa a vida querendo ser aceito por um grupo, querendo ser querido pelas pessoas que nos são raras. E é aí que entra o egoísmo. Você vai preferir ficar feliz e orgulhoso por estar perseguindo o seu objetivo ou vai dar um sim para uma coisa que vai te fazer mal só para não chatear alguém que você ama? Parece óbvio escolher a saúde, mas não é.
 
"Não é egoísmo amar você mesmo, tomar conta de você mesmo e fazer da sua elicidade uma prioridade. É necessário"

Primeiro porque um processo de emagrecimento te traz resultados em longo prazo e a cara feia da outra pessoa é imediata. Antes de perder 5kg, você vai ver 50 caretas. Segundo porque parece que você está escolhendo ser magro a ter amigos, e em algum nível está mesmo. Eu cortei ou diminuí contato com várias pessoas que me falaram groselha quando souberam da dieta. Se alguém não aceita que eu faça algo para o meu bem, não é meu amigo, concordam?

Então, o que eu quero falar para vocês hoje é: se comprometam 100% com vocês mesmos. Seja o patrocinador e o público das suas atitudes. Acorde todo dia e pense em fazer as coisas só por você. Foque na sua saúde e no seu bem-estar porque estas coisas são só sua responsabilidade. Como eu li num quote do Instagram, faça da sua felicidade uma prioridade.

Não fique pensando que se você aparecer com diabetes alguém vai te dizer "desculpa por aquele dia em que eu te enchi o saco para você comer a última rabanada da ceia de Natal". Ninguém vai ser seu sócio quando a água bater na bunda! Vocês sabem tão bem quanto eu que, quando os amigos ou a família veem uma pessoa sofrendo as consequências de um estilo de vida sedentário, a primeira coisa que abrem a boca para falar é "mas porque você não se cuidou? Como você deixou a situação chegar a este ponto?".

"Faça da sua felicidade uma prioridade". Isso vale para tudo na vida, tá? Não é só para quem quer emagrecer


É duro escrever estas coisas e saber que eu já estive nas das posições, mas se tem outra coisa que aprendi impondo as minhas vontades foi a respeitar a vontade dos outros. A não fazer pressão social como eu não gosto que façam comigo. Por isso, fiquem em paz com o coração de vocês, em um nível saudável, o egoísmo vai fazer de vocês pessoas melhores para os outros também.
E, antes que vocês imaginem que eu não sou de carne e osso, preciso contar que nesta semana tenho um Outback e uma hamburgeria na agenda, e claro que pelo menos batata frita eu vou comer. Acho que nem a Gabriela Pugliesi passa impune por dezembro. Mas quando me der vontade de parar, me sentir satisfeita ou ficar culpada, o que acontecer primeiro, e vou parar. Doa a quem doer. Façam a cara feia que fizerem. Se bem que essas pessoas, especificamente, me amam demais para não desejarem apenas o melhor para mim... Farei Snaps sobre isso!
Até semana que vem! E, para não morrerem de saudade, me sigam no Snap (palloma.mina) e no Instagram (@pallomamina).BjkS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)