Vamos desapegar? Dicas para organizar a casa, poupar dinheiro e otimizar o tempo


Aproveitando a chegada do final do ano, hoje vou compartilhar aqui a organização que tenho feito  em casa pelo menos 1x ao ano e me ajuda muito.

E se você está se perguntando "pra que tudo isso?", saiba que assim você otimiza seu tempo no dia a dia, encontrando o que precisa com mais facilidade. Acredito até que isso deveria fazer parte do planejamento financeiro e pessoal de cada um. Você vai ver porque.

Já aviso que são dicas de uma pessoa prática e não detalhista. Ou seja, não etiqueto tudo, separo por cor ou algo assim, mas gosto de ter tudo arrumado, em mãos, para quando eu precisar. Vamos lá?

1) Tire um dia para organizar o guarda roupa e a sapateira e pratique a função 'desapego'. Verifique o que você não usa há mais de um ano, descarte o que não tem mais condições de uso e doe o restante. Sejam itens novos ou usados, acredite: se você ficou todo este tempo sem usa-los, provavelmente não os usará no próximo ano.  
Fonte: Izabela Ruedell
Fora que, com o guarda roupa arrumado, você acha tudo o que precisa e usa melhor tudo o que tem. Não gasta com itens que você já tinha e não viu por causa da bagunça.

2) Tire outro dia (ou metade) para organizar seus documentos pessoais, contas e comprovantes de pagamento. Eu faço dessa forma:

a. Contas da casa e comprovantes: separo por tipo em sacos ofício (daqueles usado em escritório) e guardo todos numa pasta grande por 5 anos. A cada ano que passa, reviso as datas e jogo o que passou desse prazo.

b. Documentos pessoais: em casa, cada um tem uma pasta pequena com os seus documentos pessoais. Assim, fica mais fácil encontrar o que precisamos quando exigido.

Eu prefiro as pastas plásticas transparentes com elásticos para eu conseguir ver o que tem dentro e guardo tudo dentro de um gaveteiro que tenho em casa.
Você pode organizar em caixas coloridas ou ainda em ficheiros como estes abaixo para deixar em cima da sua mesa.





3) Dê uma olhada nos seus armários da cozinha/ despensa e lavanderia. Verifique os prazos de validade e descarte ou doe o que você não usa há muito tempo. Desapegue de itens do tipo "ganhei no meu casamento" ou "ganhei de aniversário". Há coisas que nunca usaremos na vida e ficam ocupando espaços no armário que poderiam ser utilizados para outros fins. Aqui vale o mesmo para o item 1: com essa 'limpa', você não gasta mais do que deveria e também não desperdiça.


Claro que você não precisa gastar horrores em potes herméticos.
Faça de acordo com o seu bolso.



Se você tem muita coisa acumulada, o trabalho será grande e pode levar mais de um dia cada tarefa, com certeza, mas com o passar dos anos o trabalho e o tempo são encurtados, porque você já não tem tanta tralha guardada. Ah, e é importante tentar manter a organização ao longo do ano. ;) 

Gostaram dessas dicas? Se vocês quiserem mais posts e vídeos sobre esse tipo de organização, comentem aqui e em nossas redes sociais, ok?

Beijos e até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)