Finanças: como fazer o planejamento a dois?


"Akemi, como você e seu marido fazem com as contas da casa, as viagens, planejamentos futuros, etc.?"

Essa é uma das perguntas que mais ouço de amigos, colegas e família. Então, hoje trouxe rápidas dicas que eu aplico no meu dia a dia sobre isso. Se você mora com namorado, noivo, marido, enfim e precisam organizar as Finanças, o post de hoje é para vocês. 

Vamos lá? 

Dica 1 - Diálogo: já aviso que as dicas seguintes serão inúteis se vocês não seguirem essa primeira. Eu e o marido não conversamos todos os dias sobre as finanças, mas semanalmente ou pelo menos quinzenalmente, nós fazemos isso. É muito importante saber os anseios e angústias de cada um.



Dica 2 - Tempo e Análise: separem ambos um tempo para levantarem os gastos (de curto e médio prazos) e os ganhos de cada um. Assim, façam uma análise sobre qual é a atual situação financeira de vocês.

Dica 3 - Estabeleçam Metas e Objetivos: depois da análise que fizeram, vejam qual(is) objetivo(s) vocês querem alcançar juntos. A compra de um computador top, TV, carro, casa, casamento, etc. 


Objetivo definido, vamos às metas:

- Gastamos muito. Onde podemos economizar? 
- Quanto vamos guardar por mês?
- E por quanto tempo vamos fazer isso para conseguirmos alcançar nosso objetivo?

Dica 4 - Foco: pode parecer fácil só falar, mas na prática, muita gente não consegue manter o foco no objetivo traçado e se perde em gastos desnecessários. Por isso, mais uma vez, o diálogo (e a compreensão de ambas as partes) é muito importante nessa hora. Uma bronca de vez em quando de uma parte também pode rolar quando a outra está meio descontrolada nos gastos, mas tudo numa boa para que todos voltem ao Foco!

Dica 5 - "Casais inteligentes enriquecem juntos": já ouviram essa frase? É o título de um livro do autor Gustavo Cerbasi. Eu ainda não o li, mas queria deixar a dica com base apenas nesta frase. SIM, essa afirmação é a mais pura verdade. E o significado para mim da palavra "enriquecer" aqui não é só na questão do dinheiro, mas como pessoas. E o casal inteligente aqui também não se trata daquele casal com super conhecimentos. Não! Casal inteligente é aquele que tenta alcançar o mesmo objetivo em prol da família, mesmo que os meios para isso não sejam os mesmos para ambos. 

Por hoje é só, minha gente. Dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários aqui ou em nossas redes sociais, ok?

Beijos e até a próxima quarta!

Instagram e Snapchat: @rejaneakemi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)