Planejamento Pessoal: Como tirar o Visto Americano - Parte 1


Quem estava antenada na mídia e redes sociais, pôde ver nas últimas semanas várias ofertas de companhias aéreas sobre vôos de ida e volta aos EUA e Europa. Para a Europa, a maioria dos países não exige visto. Diferente dos EUA, como todos sabem.

Enfim, não comprei nenhuma das ofertas, mas pensei no que uma amiga disse: "Aí você decide tirar férias. Aparece uma ótima oferta dessa de novo e....cadê seu visto? Já deixa pronto". (Obrigada, @maymouras, pelo conselho!)

O post está longo e ainda vou dividir em 2 partes, mas vou contar como fiz este processo e dar algumas dicas. Vamos lá? 

Aviso: as instruções e dicas desse post são referentes apenas para casos de primeiro visto e do tipo B2 (turismo), ok? 



1) O seu tipo de visto depende basicamente do motivo da sua viagem: os mais comuns são o B1 (negócios), B2 (turismo) e B1/B2 (ambos). Já ouvi sobre pessoas que não foram realmente à negócios para os EUA, tentaram a solicitação para ambos (pois a taxa é a mesma) e conseguiram. Eu resolvi não arriscar e como não tenho planos sobre isso, optei pelo B2.

2) Há duas maneiras de tirar um visto: por conta ou com a ajuda de uma consultoria que te auxilia com toda a documentação e faz o processo online para você (o processo presencial é intransferível!). Eu fiz 3 orçamentos diferentes com o pedido de um visto para mim e outro para o meu marido e sairia pelo menos o dobro. Ou seja, resolvi fazer por conta, mas se você não quiser se preocupar ou o seu caso for mais delicado do que o meu, é melhor pagar a mais do que ter o visto recusado e pagar tudo de novo.

3) Planeje-se financeiramente: mesmo que você faça o visto através de uma consultoria e consiga o parcelamento ou se fizer por conta e pagar a taxa de uma vez através de boleto ou cartão de crédito. Sabe por que? Só a taxa ao Consulado é de USD 160,00. (aff!)

4) Certifique que o seu passaporte é válido pelos próximos 6 meses. Se não, o visto será negado. 

Se você optou por fazer por conta, siga os próximos passos:

5) Reserve pelo menos 1 hora para fazer a solicitação e tenha seus documentos pessoais em mãos (inclusive passaporte): são muitas perguntas sobre sua vida pessoal, então tenha um pouco de paciência para responder todas.

6) Solicite o visto através do Consulado Americano: https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv. Confira um rápido passo a passo abaixo. 

Clique em "Inicie Sua Solicitação"

Clique em "Não"

Selecione a última opção e "Continuar"

Essa tela tem todas as instruções que precisa. É importante fazer a leitura.

Selecione o formulário "DS-160"

No topo, é possível escolher o idioma. Selecione também o País + Estado onde tirará seu visto.
Depois, selecione "Start Application"

Salve esse ID: isso será exigido de você durante a solicitação. Selecione a pergunta de segurança, informe a resposta e "Continue".

Inicie o questionário.

*Não vou dar todos os detalhes do questionário, senão esse post vai ficar mais longo ainda. Uma dica: seja honesta. Se não tiver exatamente o local para onde vai, dê pelo menos uma estimativa. Por exemplo: Nova Iorque, Hotel Hilton + endereço, de tal data à tal data. 

7) Você pode optar por um visto familiar: eu e o marido escolhemos esta opção. Como ele foi o primeiro a inserir os dados pessoais, houveram muito mais questionamentos do que para mim. No fim, o que facilita é que o pedido é um só, assim como a entrevista nós fizemos juntos. 

8) Ao final do questionário, vem o pagamento: você pode escolher fazer isso através de boleto bancário (o que leva um pouco mais de tempo para compensação e liberação) ou cartão de crédito (a taxa de conversão é mais alta, há o IOF, mas a liberação é praticamente instantânea assim que a transação é aprovada).

9) Pagamento feito, você conseguirá sua "Confirmation Page": salve e imprima 2 vias desta página, pois é o seu ingresso de entrada na CASV (digitais e foto) e no Consulado Americano. 

10) Agende data e horário para ir à CASV e ao Consulado Americano: programe-se para chegar com 30 minutos de antecedência. 

No próximo post, conto como foi o processo na CASV e no Consulado e divulgo a lista de documentos para levar na entrevista que consegui diretamente com uma consultora de viagens. Facilitou muito, mas lá mesmo, não me pediram nada....sério...

Até a próxima quarta! =) 


Um comentário:

  1. O meu visto eu tirei b1/b2 e não tive problema algum! Levei um monte de documentos (diploma, holerite, declaração de IR, extratos bancários) e nada foi pedido porque a entrevista durou 30 segundos!

    ResponderExcluir

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)