
#PallomaVaiSecar: a importância do endocrinologista
Na minha primeira
consulta, já estava fazendo a dieta criada pela nutricionista há algumas
semanas e ali já percebi o resultado positivo. Tinha
emagrecidoooooooooo! Ganhei uma estrelinha. Em seguida, com todas essas
informações, ela confirmou que eu estava em obesidade e fez o cálculo de
quantos quilos eu precisava perder para ter um peso saudável, bateu com
o que a nutricionista tinha dito. Aí você me pergunta: mas você pagou
R$ 300 para ouvir tudo que já tinha ouvido da nutricionista? Sim e não.
Sim porque dá um alívio muito grande quando um profissional, sem saber, endossa o diagnóstico do outro. Eu já tive casos de erros médicos na família, você também deve ter tido, e ter uma segunda opinião quando assunto é saúde, para mim, é fundamental. E não porque as competências são diferentes. Beeeeeeem diferentes!
A endocrinologista é uma médica que estuda o meu metabolismo, pode pedir exames para checar o seu funcionamento e me receitar remédios para controlar possíveis problemas. Isso vai de alergia a algum alimento a disfunção de tireoide e diabetes. Se eu tiver uma síndrome metabólica que aumente o meu colesterol independente da minha dieta estar regrada, por exemplo, vou precisar usar remédio para controlar este índice e quem vai poder receitá-lo é a endocrino.
Já a nutricionista, a partir dos exames solicitados pelo médico, vai checar como está o meu corpo e dizer quais alimentos podem contribuir para a melhora da minha saúde. É como um ortopedista e um fisioerapeuta, um psiquiatra e um psicólogo, a dermatologista e a esteticista. Um complementa o trabalho do outro. Fora que duas cabeças sempre vão pensar melhor que uma, né?
Ela me pediu uma batelada de exames de sangue para comparar com os que eu tinha feito três meses antes. Quando voltei, algumas semanas depois, descobri que todos os meus índices estavam melhores, exceto o colesterol, e minha circunferência abdominal tinha diminuído. A questão da cintura não se limita a vestidos acinturados, quem tem muita gordura abdominal tem o risco de doenças cardíacas e risco de infarto aumentado. Fiquei super feliz com este avanço.
A endocrino também pediu exames de imagem para checar a situação da tireiode e do fígado. Tireiode porque quando ela não fuciona bem provoca alterações de peso. E fígado porque quando estamos muito gordinhos ele acumula gordura, o que pode inflamar o órgão ou até evoluir para uma cirrose. Tá achando que só bebum tem cirrose? Sabe de nada, inocente!
Para
minha alegria, a endocrino fez pós em nutrologia, olhou a minha dieta e
não fez nenhuma alteração. Saí de lá com a certeza de que eu estava no
caminho certo e com a lição de casa de ir a academia pelo menos quatro
vezes por semana. Vocês estão indo para a academia nessa frequência?
Não? Nem eu AINDA. =(
No fim da consulta, disse para a médica que o mais difícil em relação à dieta eram os eventos sociais. Ela me respondeu uma coisa que nunca mais saiu da minha cabeça. "O que importa é você sempre fazer a melhor escolha dentre as opções. Você tem que escolher cuidar de você." Depois dessa a ideia do dia do lixo nunca mais passou pela minha cabeça, embora as derrapadas tenham acontecido.
No fim da consulta, disse para a médica que o mais difícil em relação à dieta eram os eventos sociais. Ela me respondeu uma coisa que nunca mais saiu da minha cabeça. "O que importa é você sempre fazer a melhor escolha dentre as opções. Você tem que escolher cuidar de você." Depois dessa a ideia do dia do lixo nunca mais passou pela minha cabeça, embora as derrapadas tenham acontecido.
Instagram e Twitter: @pallomamina
Snapchat: palloma.mina
Quem cuidou
de mim neste post:
Ginecologista Cybelle Potenza - 2283-0348
Endocrinologista Verônica Jordão - 2950-6565
Nutricionista Vanessa Criado - 2959-0587 / 2281-9155
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Tags
#AkemiNoCanadá
#OperaçãoMadrinha
#PallomaVaiSecar
Acessórios
Aleatório
Amaria
Anos 90
App
Aquele Blog Viaja
Artesanato
Autoconhecimento
Beleza
Brasil Afora
Cabelos
Carnaval
Casa
Casamentos
Cobertura Aquele Blog
Com a palavra
Comportamento
Cuidados de pele
Decoração
diy
Drops Aquele Blog
Explorando São Paulo
Faça você mesmo
Fala Patti
Férias
Festa
Filmes
Finanças
Fotografia
Gravidez
Indicação
Inspiração
Instagram
Lançamentos
Leitura
Look do Dia
Maquiagem
mas não. Obrigada!
Moda
Música
Na web
Netflix
Organização
Organização da Casa
Organização Pessoal
Oscar
Outono
Outubro Rosa
Palavra da Leitora
Parceria
Pessoal
Pinterest
Planejamento Pessoal
Quadrinhos
Recebidos
Receita
Redes sociais
Resenha
Rock In Rio
Rotaroots
Saúde
Série TV
Show
TAG
Tecnologia
Tutorial
Unhas
Veda
Verão
Viagem
Vídeos
Vlog
Wishlist
Youtube

Como percebeu que estava emagrecendo! Sem dúvida queremos saber mais sobre esse dia tão aguardado :)
ResponderExcluirVoto computado, Raissa!
ExcluirOii...paloma venho passando pela mesma situação que a sua ,há uns dois anos..tenho lutado com a balança desde sempre e emagrecer é um jogo de paciência. ..tem que estar disposta a querer mudar...e essa mudança é de dentro pra fora.....eu já me aceitei...sou do tipo grandona e não estou nem aí para opiniões alheias...sou saudável e não tenho nenhum problema de saúde...mas fui em busca de ajuda..pois quero caber nas roupas...rsrs..e claro me sentir bem....estamos juntas nessa caminhada...e desde que me consultei com um profissional já perdi uns 10 quilos...ainda falta muito para chegar ao peso ideal...estou confiante...um tema legal para se debater seria....Como se manter saudável nos dias de hj...sem gastar uma fortuna...e como a mulher real..tipo eu e vc...Não famosas podem fazer para ser saudável e linda sem passar vontades..bj
ResponderExcluirOi, Marcela! Ótima sugestão de tema, eu já estava anotando os gastos que tenho com a dieta para escrever um post, não sai barato, né? Com a ajuda profissional fica mais fácil, eu acho. Quando a gente sabe que está no caminho certo, anda mais confiante. os vestido de reveillon mais justos que deus e mais curtos que a vida que nos aguardem! Continue mandando notícias e força na peruca, flor!
Excluir