Como planejar uma viagem e não ter preocupações


Começamos uma série aqui, compartilhando as nossas experiências além do Explorando São Paulo: Brasil Afora. E como viajar de forma tranquila, sem surpresas com gastos durante e depois da viagem?

                                    
Eu prefiro fechar as minhas viagens por conta própria, então hoje vou compartilhar contigo o planejamento que faço das viagens nacionais em geral. Porque, sim, precisamos pesquisar e preparar alguns itens com antecedência. Vamos lá?

1) Escolha o destino
É seu ponto de partida para todas as demais pesquisas. Este é um ponto importante que vai definir boa parte dos seus gastos.



2) Escolha o período da sua viagem
Isso também influencia muito nos valores. Por exemplo, Dezembro/Janeiro/Julho são meses de alta temporada devido às férias escolares (Atenção também aos feriados), por isso, os valores podem chegam à 5x sobre o preço normal. Acreditem!

3) Você quer descansar ou passear?

"Para que isso, Akemi?" 

Então, essa escolha faz diferença no tipo de hospedagem da sua viagem. Se você quiser descansar, vale mais procurar um hotel com opções de lazer e um bom restaurante interno com opções  de meia pensão (café da manhã + almoço ou janta) à All Inclusive (todas as refeições inclusas). Mas se a sua intenção é bater perna pela cidade, compensa procurar por um hotel mais simples com café da manhã e mais perto dos pontos turísticos.

O gasto é proporcional a sua vontade: descansar - mais gastos com hospedagem. Bater perna - mais gastos com passeios e alimentação.

4) Pesquise o hotel e as passagens aéreas simultaneamente
Assim, você consegue combinar as melhores opções disponíveis para o período escolhido. Já me perguntaram com quanto tempo de antecedência é necessário começar a procurar por estes itens. Se a viagem é em alta temporada, costumo procurar com pelo menos 6 meses de antecedência para fechar o quanto antes (quanto mais perto do período, mais cara fica). Em baixa temporada, 3 meses e neste caso, os preços são bem relativos. Já cheguei a fechar na semana anterior à viagem para o interior de SP e o valor ser mais barato do que se eu tivesse fechado 2 semanas antes.

5) Você vai passear? Então, programe antes parte dos seus passeios 
Faça uma pesquisa na Internet ou pergunte a quem já foi sobre os pontos turísticos, restaurantes e lugares para ir à noite. No hotel é possível perguntar a respeito, mas é bom já levar algo planejado pelo menos para os primeiros dias para não perder tempo, se quiser conhecer muitos lugares.


6) Monte uma anotação ou uma planilha com todos os gastos que poderá ter com a viagem 
Com isso, você consegue ter uma idéia de quanto pagará mensalmente, caso tenha parcelado a viagem. Aqui tenho uma planilha que você pode tomar como base da sua organização (as informações nela contidas são só hipóteses). Mas se conseguir pagar à vista, melhor ainda! 

Apps para pesquisas
Eu particularmente uso e abuso de alguns apps para todas essas pesquisas acima. Acho ótimos, pois me ajudam muito! Dá uma olhada: 

Ótimo para encontrar imóveis para locação (perfeito para períodos mais longos, sem muito gasto)
FOURSQUARE: busca de restaurantes, pontos turísticos, passeios...
Busca de Passagens Aéreas de várias companhias com gráficos disponíveis para checar as oscilações de preços
Busca de Hotéis, Pousadas, Resorts, Passagens Aéreas, Pontos turísticos... 

Depois disso, só tenho uma coisa a dizer: APROVEITE! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)