Explorando São Paulo: Beco do Batman


Oi pessoal,

Morar em São Paulo é descobrir uma São Paulo por dia. Juro. 
Hoje eu venho falar de um cantinho da cidade que eu já conhecia, mas toda vez que eu vou lá eu me apaixono de novo: é a Rua Gonçalo Afonso, mais conhecida como Beco do Batman.


Eu já disse aqui no blog, nesse post sobre o Eduardo Kobra, o quanto eu adoro essas artes de rua. Além de deixar a cidade mais colorida, os caras são verdadeiros artistas mesmo. Aqui no Brasil, ainda existe muito preconceito com esse tipo de arte e é pouco valorizado. Mas lá fora, eles fazem o maior sucesso.
E é esse o charme do Beco. Todas as paredes são grafitadas - e super disputadas entre os artistas.


Esse nome, Beco do Batman, nasceu na década de 80, quando nenhuma parede do Beco era pintada - e ainda assim, um desenho do super herói apareceu em uma das paredes. A partir daí, os estudantes de artes plásticas passaram a cobrir as paredes com desenhos coloridos sistematicamente, todas as semanas.
Definida como uma galeria a céu aberto, as obras do Beco são sempre renovadas - quando uma obra está gasta, um outro grafite é feito por cima pelo mesmo artista ou através do consentimento deste. E talvez isso é o que faz a diferença no Beco: a comunidade passa a tomar conta de algo que é para a cultura de toda a cidade.



Não preciso nem dizer que o lugar é incrível para fotos, né? Até noivos escolhem o Beco para os ensaios do tipo "trash the dress".
Vale muito a pena a visita, uma vez que as vielas da Vila Madalena já se tornaram ponto turístico da cidade. Ao redor, se concentram os bares e toda a vida boêmia pelo qual o bairro é conhecido.

E você, já conhecia esse cantinho da cidade?


2 comentários:

  1. Não conhecia esse cantinho aqui em SP não, mas adorei o ambiente.. otimo para fotografias *_*

    ResponderExcluir
  2. Lá é incrível pra fotografar mesmo! Tem tanta gente clicando lá, que dá até pra pegar umas dicas com algum fotógrafo mais experiente! Vale muito a pena conhecer!! ;)

    ResponderExcluir

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)