Por que nos preocupamos tanto com o padrão de beleza?


Oi!


Hoje eu vim levantar uma polêmica.

Por que levamos tão a sério os padrões de beleza? Por que para ser bonita a pessoa precisa ser magra / alta / com um cabelo espetacular?


Dias atrás, rolou na internet a campanha #StopTheBeautyMadness (#parealoucuradabeleza), que consistia em chamar a atenção para a vida real, uma vida sem maquiagem. Uma corrente se alastrou nas redes sociais, uma desafiando a outra a postar uma foto sem maquiagem. E o que eu observei, é que algumas levaram a brincadeira ao pé da letra. Outras postaram a foto maquiada (mas se dizendo com cara limpa) ou com algum filtro ou efeito na foto. Por que não podemos ser apenas nós mesmas?
Por mais que a gente queira, ninguém é perfeito. Todos temos um defeito. E o que acontece com esse "padrão de beleza" é que sempre olhamos demais para as qualidades dos outros (e não olhamos a nossa) e, por loucura ou sei lá, também olhamos demais os defeitos dos outros. E julgamos isso. Mas esquecemos que todos nós temos algum defeito.

Sem make e sem filtro

Na real, eu sempre fui um patinho feio e esse pensamento me acompanha desde a adolescência. Eu era baixinha, magrela demais, com um cabelo não muito bom, roía as unhas e tinha testa desproporcional pro tamanho do meu rosto. Não tinha condições alguma de me olhar no espelho e me achar bonita. No way!
Confesso que precisei de muito tempo e alguns anos de terapia pra entender que o padrão de beleza está dentro da gente. O padrão de beleza tem que ser aquele que vem da sua consciência
Quando eu entendi isso, passei a gostar de mais maquiagem porque ela valorizava o que eu tinha de melhor (e disfarçava o que eu não tinha de tão bom). E não, eu não uso maquiagem o tempo todo. Não uso nem para trabalhar, por exemplo. E não deixo de me achar bonita por causa disso (eu não me sinto bonita o tempo todo. Sou humana. Mas deu pra entender o que eu quis dizer, né?)

Você não precisa ser escrava dos padrões impostos pela sociedade. Você precisa apenas se aceitar. E quando você fizer isso, passará a se achar bonita - e todos a sua volta achará também. Juro.
Se o propósito da campanha é criar uma libertação, sugiro que a liberação vá muito mais além da maquiagem. Liberte-se das suas neuras, das limitações impostas por você mesmo.

E seja linda sendo o que você é! ;)


Olha eu me sentindo absoluta.. hahaha..

Moral da história: se a sua testa não brilha, não tente apagar a minha! 


2 comentários:

  1. Nem me fale...esses padrões só servem para desanimar, quando nos aproximamos de um surge outro e por ai vai
    beijos
    garotainvitro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Para comentar sem utilizar um login do Google basta usar a opção Nome/URL.
;)